A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
José Castello

      Considerado por muitos o grande livro de Clarice Lispector, A paixão segundo G.H. tem um enredo banal. Depois de despedir a empregada, uma mulher vai fazer uma faxina no quarto de serviço. Mal começa a lim­peza, depara com uma barata. Tornada pelo nojo, ela esmaga o inseto contra a porta de um armário. Depois, numa espécie bárbara de ascese, decide provar da barata morta.

      Ao esmagar a barata, e depois degustar seu interior branco, operou‑se em G.H. uma revelação. O inseto a apanhou em meio a sua rotina “civiliza­da”, entre os filhos, afazeres domésticos e contas a pagar, e a lançou para fora do humano, deixando‑a na borda do coração selvagem da vida. Esse desejo de encontrar o que resta do homem quando a linguagem se esgota move, desde o início, a literatura de Clarice.

      Mesmo sem ser um livro de inspiração religiosa, G.H. tem, ainda, um aspecto epifânico. Ao degustar a pasta branca que escorre da barata morta, a protagonista comunga com o real e ali o divino – a força impessoal que nos move – se manifesta. E só depois desse ato que desarruma toda a visão civilizada, G.H. pode enfim se reconstruir.

      O escritor argentino Ricardo Piglia disse certa vez que toda a literatura pode ser reduzida a dois gêneros fundamentais: as narrativas de amor e as narrativas de mistério. Em G.H., essas duas claves básicas da ficção se entrelaçam. Pois é justamente a mistura letal de amor e mistério que cha­mamos de paixão.



José Castello é um dos mais prolíficos críticos literários do Brasil hoje. Ele assina uma coluna semanal no Prosa & Verso (O Globo) e colabora regularmente com Valor Econômico, NoMínimo e Rascunho, entre outros. É também autor de perfis e biografias como Vinícius de Moraes: o poeta da paixão e João Cabral de Mello: o homem sem alma/diário de tudo.

  

Cadastre-se e receba informações sobre Clarice lispector e lançamentos da Editora Rocco.
Nome:  Email: Cadastrar
Adicionar à: del.icio.us | Rec6 | Digg | Technorati | My Yahoo 2.0 Música para navegar, clique aqui